domingo, 14 de outubro de 2012

Fim de semana escrito a ferros. (Hardly written weekend)

Ryan, Sam e Mei Ling
Lisa, Mariana, Sophie e Sam
 Espectáculo local / Local show

(18 Out - Amanhã é o meu último dia de voluntariado nesta minha viagem. Não tenho sabido muito bem o que escrever ultimamente. Têm acontecido momentos de relevância pontual que não me têm permitido escrever como habitualmente. Quando os meus textos são apenas descritivos é sinal de que a minha motivação é menor. Sinto-me a abrandar e já com o pensamento no regresso.)

Na sexta-feira, depois de ter perdido o rasto dos outros voluntários, fui até ao Gaia onde estive na conversa com Tricia, uma ex-voluntária polaca que decidiu ficar por aqui, e com a mãe do seu namorado, umas das minhas presentes alunas... (e o raio da caneta acabou. Parece mesmo haver uma força superior que não quer que escreva...) Tricia falou-me de um outro projecto também muito interessante em Madagáscar.
É fácil encontrar gente interessante em Nong Khai.

No sábado, tivémos uma carrinha por nossa conta que nos levou a um monte com sete níveis que representam os passos budistas, sendo o último, o da iluminação. Levou-nos também a uma cascata, onde finalmente tomámos banho e a um templo que tinha a particularidade de todo o piso ser alcatifado a vermelho.
À noite ainda tive forças para sair e conhecer um inglês, Paul, que trabalha com as nações unidas. Contou-me muitas das peripécias que já viveu, como activista. De se prender com um cadeado de bicicleta a aviões bombardeiros na guerra do Iraque, a moderador de conflitos em Timor Leste ou de amigos que viu morrerem ou ficarem aleijados para sempre.

Hoje, tivémos a festa de despedida da Beverly, a nossa querida companheira com quase sete décadas, que não conteve as lágrimas na hora da despedida. Assim como Reváti, uma mulher que a vida (os seus mais próximos) não convergiu para o melhor caminho, chegando a um ponto de impotência e desgaste muito grande.



(Oct 18th - Tomorrow is my last volunteering day of this journey of mine. I haven't known well what to write lately. There have been moments of punctual relevance that don't allowed me to write as usual. When my texts are only descriptive it means my motivation is low. I'm feeling slowing down and already with the thought of coming back on my mind.)

On Friday, after losing track of the other volunteers, I went to Gaia and stayed talking with Tricia, a former Polish volunteer who decided to stick around, and the mother of her boyfriend, one of my present students... (and the damn pen is over. It seems that a higher force doesn't want me to write...) Tricia told me about another project in Madagascar very interesting too.
It's easy to find interesting people in Nong Khai.


On Saturday, we had a van on our own that took us to a hill with seven levels representing the Buddhist steps, being the last one, the enlightenment  Also took us to a waterfall, finally, to bathe and to a temple which had the particularity of having the whole floor carpeted in red.
At night I still had strength to go out and meet an Englishman, Paul, who works with the United Nations. He told me many of his adventures of the past, as an activist. Since locking himself with a bicycle lock to bombers in the Iraq war, to being a moderator in East Timor conflict or just seeing friends dying or becoming crippled forever.


Today, we had the Beverly's farewell party, our dear companion of almost seven decades, which didn't keep the tears at the time of saying goodbye. As Revati, her life (her closest) didn't converge into the best, reaching a point of powerlessness and great wear.

Será que há cobra? / Could there be snakes?
Slide @Mariana
Adeus Bev / Goodbye Bev

Sem comentários:

Enviar um comentário