sábado, 22 de setembro de 2012

Pedras e mais pedras (Rocks and rocks)

Os políticos aqui são do Rock (significa amor) /
The politicians here are rockers (it means love)


Hoje, sozinho, peguei na motoreta e fiz-me à estrada. A ideia era visitar uma terra a sul e tentar seguir umas setas que me levassem a sítios atractivos.
Quando cheguei, muita gente, motas, mercados enormes com música, cores e cheiros. Mas não estava numa de compras e segui para sul. Sem encontrar nada de especial, voltei para trás, tentando vir por estradas secundárias, mais próximas dos arrozais, sempre com a ideia de que uma cobra poderia aparecer a qualquer momento.
Cheguei a uma conclusão sobre mim: Quando regresso, prefiro tomar o risco de me perder, vindo por um caminho novo, a vir pela segurança e aborrecimento do que já tinha feito.
Adiante. Almocei em Ban Phue, a terra, e aí, pedi indicações para uma torre conhecida na zona (que Lada me tinha falado) através de inglês/tailandês/desenhos.
A caminho, alguns sítios me despertaram o interesse, e num deles, tive mesmo de fugir de um dos tais cães do demónio, onde estava a ver que ia cair da mota. (O sacana ia-me filando a perna).
À chegada, num ponto mais alto, reparei que estava quase sem gasolina. Com um calor infernal, peguei numa garrafa de água e fui explorar este sítio misterioso onde se vêem rochedos enormes em todo o lado como se tivessem sido deixados cair por um gigante. Lá estava a torre, outras construções místicas e uma floresta decorada com os tais rochedos, que fiz questão de explorar até bem lá acima (novamente com o fantasma da cobra presente) deixando a preocupação da gasolina para depois. Cansado, fiz de conta que meditei num dos edifícios (são milagrosamente e naturalmente frescos) e vim-me embora. Estranhamente não vi ninguém e dois cães pretos aproveitaram para me abordar. Uma garrafa vazia era o que tinha mas uma senhora ouviu a minha aflição e controlou-os em segundos. Também me explicou que só a quatro quilómetros iria encontar um sítio que vendesse gasolina. O que vale é que era a descer e ainda fiz aí um quilómetro com a mota desligada.
Era um cruzamento (onde já tinha passado) onde encontrei uma oficina. Reparei que tinha dois calendários com mulheres despidas (uma oficina é igual em qualquer parte do mundo :) Serão os gases? Ahah) mas gasolina só numa loja mais à frente.
Aproveitei para me refrescar e voltei a caminho do parque histórico, aquele, que eu e Lisa pensávamos ter ido no fim de semana passado.
Fui recebido por um senhor que falava, surpreendentemente, bom inglês e até "obrigado" sabia dizer.
Cem bath (2,5€), um mapa com cerca de vinte pontos de interesse e uma longa caminhada com muito suor e, novamente.. será que aparece aí uma cobra? Só vi aí uma três pessoas no parque. As pedras foram então, fruto de uma erupção num período pré-histórico, e ao longo dos anos o homem foi adaptando-as para seu uso. Também houve uma associação a uma lenda da literatura tailandesa.
Quando saí do parque só vi uma vivalma. E no regresso, deu para contemplar um extraordinário pôr do sol e um não menos extraordinário escaldão na parte superior das mãos, braços e joelhos.




Today, alone, I picked up the scooter and put myself on the road. The idea was to visit a town to the south and try to follow a few arrows that would lead me to attractive places.
When I arrived, a lot of people, motorbikes, huge markets with music, colors and smells. But I wasn't in the mood for shopping so I keep going south. Without finding anything special, I returned back trying to come by secondary roads, closer to the rice fields, always with the idea that a snake could appear at any moment.
I came to a conclusion about myself: When coming back, I rather take the risk of getting lost, coming by a different way than coming through the safe and dull path I already had taken.
But anyway, I had lunch in Ban Phue, the town, and then asked for directions to a tower known in the area (which Lada has told me) using English/Thai/drawings.
On the way, some places got my curiosity, and in one of them, I had to run away from one of those demon dogs, where I was seeing that I would fall from the bike. (The bastard was almost getting my leg).
Arriving, at a higher point, I noticed that I was almost out of gas. With an infernal heat, I took a bottle of water and went to explore this mysterious place where you see huge boulders everywhere as if they had been dropped by a giant. There was the tower, other buildings and a mystical forest decorated with such rocks that I made a point of exploring it until well up there (again with the ghost of the snake) leaving the gas worry for later. Tired, I pretended that I was meditating in one of the buildings (that are miraculously and naturally fresh) and I went away. Strangely I didn't see anyone, and two black dogs took the chance to approach me. All I had was an empty bottle but a lady who had heard my distress, controlled them in seconds. She also explained me the place that would sell gasoline was four kilometers away. My luck was that the way was going down so I rode for about one kilometer with the motorcycle turned off.
It was a cross (which I had passed before) where I found a garage. I noticed that he had two calendars with naked women (a garage is the same everywhere in the world :) Can be the gases? Ahah) but gas, only in a store ahead.
I took the chance to refresh myself and went the way back to the historical park, the one, that Lisa and I thought we had been on the past weekend.
I was greeted by a gentleman who, surprisingly, speaks good English and could even say "obrigado".
One hundred baht (2.5 €), a map with about twenty interest points and a long walk with much sweat and, again.. "can a snake appear?" I only saw three people in the park. The stones were then, the result of an eruption in the prehistoric period, and over the years Man was adapting them for his own use. There was also an association with a legend of Thai literature.
When I left the park I only saw one living soul. And coming back, I could contemplate an extraordinary sunset and a no less extraordinary sunburn on the top of my hands, arms and knees.


Sem comentários:

Enviar um comentário