segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Andar de mota (Riding a bike) & Karaoke

Vizinhas / Neighbors
Primeiro dia de aulas por minha conta.. eu e cerca de trezentos tailandeses. O professor ainda não apareceu e eu preparei-me para enfrentar este dia sozinho. Com a minha pouca roupa ainda a secar, levei  as calças tradicionais que tinha comprado no sábado. Estava um pouco receoso de ser gozado, pois só vejo gente com roupas modernas. E perder o respeito dos alunos seria uma chatice. Mas as boas maneiras tailandesas estiveram à altura e correu tudo normalmente como noutro dia. Cada aula é não só o resultado de uma preparação como uma análise para o que fazer na próxima. E de vez em quando dou por mim a ser meio palhacinho. É bom.. para agarrar atenção.
Hoje vi a primeira cobra na Tailândia. Mesmo à saída da escola, a serpentear-se a atravessar a estrada. Pequena. Deu para um sustozinho. Mas a naturalidade das pessoas em redor significa.. siga!
Despachei-me para o jantar. Não queria chegar atrasado desta vez. Ladá, a professora solteira com quem tentam o arranjinho, tentou-me explicar qualquer coisa, acabando-me por me colocar a guiar a sua mota. Ela vinha sentada atrás. (Hábitos de homem e mulher (?)) Mas quando chegámos ao restaurante para apanhar-mos a outra professora, percebeu que a minha condução não tinha a rotina desejada. Iríamos andar mais dois quilómetros até uma festa de aniversário da mãe duma funcionária da escola. Muito giro andar de mota. Mesmo atrás.. lindos campos de arroz e tons no céu a escurecer.
Mal chegámos, apontaram-me para me sentar. Cerveja com gelo ou whisky com soda? Cerveja sem gelo, por favor. O copo não voltaria a ficar vazio em mais nenhum  momento nessa naquela noite. Fartura de comida.. Já começo a perceber o que tem picante ou não (já ardi umas quantas vezes). E um aparato de karaoke monumental. O dono da casa, sorridente, e com um cachorrinho (asseado para variar) debaixo do braço, cantava com alma e coração. As mulheres, na sua maioria, estavam lá dentro. Os artistas da canção, como um vesgo com anéis de ouro e amigo de brindar, cá fora. E não passaram muitos minutos até me passarem o microfone para as mãos. Lá acharam uma música em inglês, Hotel California, que por acaso tinha ouvido na noite de karaoke em Nong Khai, e como o meu inglês aqui é o melhor, lá desenrasquei aquilo mal  e porcamente para o contentamento geral. Queriam logo que cantasse outra.. mas não.. vamos com calma. Cantam com uma naturalidade incrível. Há quem converse, quem siga a letra, aplauda. Eu ia tentando associar os sons com os caracteres tailandeses. Qualquer tentativa de comunicar comigo também era motivo de boa disposição, mas ainda falei um pouco com um senhor que trabalhou em Laos e tinha um inglês razoável para um tailandês.
Cantou-se uns parabéns de uma forma bem atabalhoada (meio em inglês e a música estava um bocado distorcida – também vinha do karaoke) e as professoras quiseram vir para casa. Lá fui.. que amanhã é dia de aulas.
No caminho para casa, Lada ainda me mostrou os pirilampos a pairarem sobre os campos  :)

Não só inglês / Not just English

First day of classes on my own.. Myself and about three hundred Thai. The teacher didn't come back yet and I prepared myself to face this day alone. With my few clothes still drying, I took the traditional pants I had bought on Saturday. I was a little afraid of being laughed at, because I only see people with modern clothes. And losing the respect of the students would be a problem. But the Thai good manners didn't let me down and everything went normally as any other day. Each lesson is not only the result of a preparation but also an analysis for what to do next. And once in a while, I find myself being a bit of a clown. It's good.. to get their attention.
Today I saw the first snake in Thailand. Just outside the school, serpenting to cross the road. A small one. Was enough for a little scare. But the at ease of people around means... move on!
I got ready for dinner. I didn't want to be late this time. Ladá, the single teacher who they are trying to set me with, tried to explain me something, putting me driving her motorcycle. She was sitting behind. (Habits of man and woman (?)) But when we got to the restaurant to pick up the other teacher, she realized that my driving didn't have the desired routine. We would ride for two miles to a birthday party of the mother of a school official. Very nice to ride a bike. Even in the back seat.. beautiful rice fields and the sky turning dark.
I just arrived, they were already asking me to sit. Beer with ice or whiskey with soda? Beer without ice, please. The glass would never be empty again in that night. Plenty of food.. Realizing already what is spicy or not (I already had a few hard times). And a monumental karaoke system. The owner of the house, smiling, and with a puppy (clean for a change) under his arm, singing with the heart and soul. Most of the women were inside. The song artists, like a cockeyed with gold rings and friend of toasting, outside. And just after a few minutes they were passing me the mic. They found a English song, Hotel California, which I happened to hear at the Nong Khai's karaoke night, and as my English is the best here, I poorly managed to the general contentment. They wanted me to sing another.. but no.. let's go with easy. They sing with an amazing ease. There are those who talk, who follow the lyrics, applaud. I was trying to associate the sounds with Thai characters. Any attempt to communicate with me was a motive of good mood, but I also talked a bit with a gentleman who worked in Laos and has a reasonable English for a Thai.
The happy birthday was sang on a quite hasty way (half in English and the music was a bit distorted - also from karaoke) and the teachers wanted to come home. There I went .. 'cause tomorrow is a school day.
On the way home, Ladá showed me the fireflies hovering over the fields :)

Sendo tailandês / Being Thai

1 comentário:

  1. Não ha duvida, estas a reescrever a palavra VIVER na cabeça de quem le o relato das tuas emoçoes!

    Continua a VIVER :)

    Um abraço

    ResponderEliminar